Seguidores

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Namoro com Propósito!!! Amei esse Texto!!!


Hoje, com um pouco mais de experiência, ao olhar para trás vejo que eu passei medo de besteira. Porque? Por que cai em um pensamento que permeia a grande maioria dos jovens cristãos. A famosa dúvida: “É ou não é de Deus?“.

Eu já ouvi dive
rsas histórias do tipo “ela é de Deus pra mim”. Já tiveram sonhos comigo onde eu pregava junto com essa pessoa na frente de uma grande multidão, uma “profeta” de Deus” já teve uma visão onde eu estava casando com uma menina, enfim. Aconteceu? NÃO! Eu desobedeci? NÃO!
Deus não lida com fantoches, Deus lida com FILHOS! E para esses filhos Ele lhes deu um cérebro (embora muitos não façam uso dele….) para que com ele, tenham a capacidade de raciocinar (pensar, projetar, estudar uma situação). Por isso Ele não obrigará você a gostar de alguém pelo qual você não sente nada.

A maioria dessas visões e sonhos são geradas mais no coração humano do que no coração de Deus e assim, queremos ser mais espirituais que o próprio Jesus. Queremos complicar algo simples.

Toda ação a ser tomada que demanda responsabilidades, deve ser bem estudada e pensada. Quero mostrar alguns exemplos que vão ajudar a entender o que quero dizer.

Exemplo 1: Quero fazer faculdade
Pontos a se observar:
- Qual é minha vocação? (Descobrindo a vocação fica mais fácil escolher o curso)
- Tenho dinheiro para pagar?
- Como está o mercado de trabalho?
- Preciso fazer cursinho?
- Qual instituição escolher?
- Se são 4 anos de curso, nos próximos 4 anos após a faculdade o dinheiro investido retornará?

Exemplo 2: Quero arrumar um emprego
Pontos a se observar:
- Quais são minhas qualificações profissionais?
- Qual é meu atual teto financeiro?
- Qual empresa espero trabalhar?
- Possuo algum contato pessoal que possam me indicar?
- Meu currículo está feito?

Exemplo 3: Quero viajar no final do ano
Pontos a se observar:
- Para onde quero viajar?
- Vou outras pessoas?
- Qual é a empresa de turismo mais confiável?
- Quanto será o custo da viajem?
- Quanto vou precisar economizar por mês?

O que acabamos de fazer? Usar a cabeça! Raciocinar, calcular, estudar a possibilidade de fazer algo. Temos um objetivo e traçamos as metas.

Veja um exemplo disso na bíblia:

Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?
Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele,
dizendo: Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar.
Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?
De outra maneira, quando o outro ainda está longe, envia-lhe embaixadores para tratar da paz.
Lucas 14:28-32

Viram? Antes de tomar uma atitude, pensamos, raciocinamos, estudamos, prospectamos possibilidades.

Para o namoro é a mesma coisa. Primeiro você tem que pensar se realmente você está maduro o suficiente para namorar. Namoro cristão não é como um namoro do mundo. Namoro no mundo é facilmente levado porque quem conduz (em sua maioria), são os sentimentos, o corpo. E não se gosta mais é simples, termina “porque a fila anda”.
O namoro cristão precisa ter um propósito focado em Deus. E conduzir um relacionamento assim, exige sabedoria vinda de Deus. Senão em um momento de briga você pode querer resolver baseado no seu coração e não segundo o coração de Deus.

Depois de chegar a conclusão que você está no momento certo pra namorar, (recomendo este post pra te ajudar nisso) é hora escolher a pessoa.
Se você gosta de alguém, analise, estude essa pessoa. Como? Observe 3 partes importantes: Vida com Deus, Personalidade/caráter e sim, beleza. (Este post explica cada essas 3 áreas)

A escolha é SUA, mas quem vai te dar sabedoria nessa escolha é Deus. Não espere Ele dizer: “Bem aventurada és filha! Este é teu amado!”
Deus não é excluído de sua escolha, Ele é quem vai te dar sabedoria para escolher, mas essa decisão é sua! Não transfira essa responsabilidade a Ele.

Mas Fê! Ele é meu Pai! E sabe o que é melhor pra mim!
Sim, eu concordo! Mas não dê desculpas espirituais! Deus te deu um cérebro e você adquire sabedoria através da palavra e intimidade com Ele para escolher.

A sua sabedoria em escolher um cônjuge será determinada pelo seu nível de intimidade com DEUS!

Muitas pessoas querem, na verdade, se acomodar na onisciência de Deus para não errar. “Deus é meu pai, Ele vai me dar a pessoa perfeita”. Não queridão. Primeiro porque não existe pessoa perfeita, segundo que se der alguma coisa errada, você não vai assumir sua culpa vai jogar a culpa em Deus assim como fez Adão:

Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
Gênesis 3:12

Antes de ter um relacionamento com alguém, tenha um relacionamento com DEUS!

Antes de namorar com a Fran eu observei diversos aspectos dela. Até com amigos dela conversei procurando saber detalhes. Isso é o processo de escolha.

Exemplificando novamente:
Você fez os cálculos para viajar. Tudo deu certo financeiramente. O local escolhido não será Sapucaí para passar o carnaval. E porque você não escolheu esse lugar tão festivo? Por que como cristão, você sabe que lá não é o local mais indicado (a menos que haja um grupo de evangelismo ou coisa do tipo). De igual forma, você fez os calculos para namorar e tem as condições (espiritual, financeira, maturidade) para isso. Você não vai querer namorar com uma menina que não tem intimidade com Deus.
O que você acaba de fazer? Escolheu baseado naquilo que aprendeu de Deus. A escolha é sua, mas a direção é de Deus, por isso, seja intimo de Deus para ser sábio na escolha.

- Fernando Ortega

Um comentário:

  1. A Paz de Cristo Jesus,

    Fico feliz em poder participar do seu espaço expressando o meu pensamento a respeito do tema em questão:
    Maravilhoso o seu texto, espero que muitos jovens visitem sua página e saiam daqui edificados com o seu post.


    Que a Paz que excede todo entendimento, guarde o seu coração.

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    P.S. Visite também:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir